POLIOMIELITE, ou paralisia infantil, é uma infecção viral aguda causada por um dos três poliovírus existentes. A infecção se transmite através do contato com um portador da pólio ou então com fezes humanas. Crianças na primeira idade são mais susceptíveis à doença e também os principais agentes de transmissão, mas os adultos também podem contrair pólio. O vírus penetra no corpo através da boca e percorre o corpo através do sistema sangüíneo. Se ele invadir o sistema nervoso central, ataca os neurônios motores e pode causar lesões que resultam em paralisia (poliomielite paralítica). Os braços e as pernas são mais freqüentemente afetados.
RUBÉOLA é uma doença infecciosa ocasionada por um vírus do gênero Rubivirus, é mais comum em crianças, mas pode ocorrer também em adultos.
O modo de transmissão é através do contato com as secreções nas de pessoas infectadas. A infecção é produzida por disseminação de gotículas ou através de contato direto com pessoas contaminadas.
O período de transmissão é iniciado uma semana antes e vai até cinco a sete dias após o aparecimento das manchas avermelhadas na pele.
A rubéola ocorre apenas uma vez na vida e o único hospedeiro do vírus é o ser humano.
Os sintomas são semelhantes aos da gripe: febre, dor de cabeça, dor ao engolir, dores nas articulações e nos músculos, pele seca, congestão nasal, espirros, manchas na pele e aumento dos gânglios linfáticos (ínguas).
A rubéola apresenta alto poder de contágio. Durante a gestação, em casos de mães infectadas, pode correr risco de má-formação no feto, principalmente durante os três primeiros meses de gestação, abortos e natimortos.
O diagnóstico é obtido pelo exame sorológico.
(fonte: http://www.brasilescola.com/doencas/rubeola.htm)
Nenhum comentário:
Postar um comentário